sexta-feira, 22 de abril de 2016

Aula de físico-química no 1ºciclo - Articulação entre ciclos

No âmbito da articulação vertical entre ciclos, teve lugar uma atividade que despertou muito interesse e motivação por parte de todos os alunos do 1º e 2º ciclo envolvidos.
Alunos do 5º ano, acompanhados pela professora Isabel Duarte, deslocaram-se às salas do 4º ano da EB Prof. Manuel Martins Alves, turmas e monitorizaram uma aula de fisico-química, sobre as mudanças de estado da água e o ciclo da água na natureza.
Previamente divididos em grupos, os alunos do 5º apoiaram os do 4º na concretização de um protocolo experimental, após se terem todos apresentado, ter sido apresentado o projeto, por parte de 2 alunos do 5ºano, do que se iria realizar e como e de como se encontra a água na natureza.


No protocolo constavam 2 experiências, na 1ª das quais os alunos tinham um cilindro de gelo com 1 berlinde, tendo de arranjar uma forma de o tirar de lá sem partir o gelo, e na 2ª perceber porque chove.
Houve muita ajuda por parte dos pequenos "professores", não dizendo logo como fazer ou responder, mas ajudando a pensar. Após a realização de cada atividade, foi realizada uma pequena ficha de avaliação sobre as aprendizagens obtidas, também supervisionadas pelos pquenos professores.

Foi um momento também bastante humano e emotivo, que até envolveu a oferta de berlindes dos "pequenos professores" a cada um dos seus alunos. A oferta de berlindes foi uma ideia deles!

Prof. Isabel Duarte



Sem comentários:

O Clube dos “Amigos Coloridos”