domingo, 25 de outubro de 2009

Outubro mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Desde o ano passado que se comemora o Mês Internacional da Biblioteca Escolar por decisão da IASL (International Association of School Librarianship).
Hoje, seja qual for o nome por que são designadas, as Bibliotecas Escolares surgem como recursos básicos do processo educativo, sendo-lhes atribuído papel central em domínios tão importantes como a capacidade de seleccionar informação e actuar criticamente perante a quantidade e diversidade de fundos e suportes que hoje são postos à disposição das pessoas. No mundo em que a informação e o conhecimento científico e tecnológico se produzem a um ritmo acelerado e em que é indispensável formar pessoas capazes de acompanhar a mudança, cabe às escolas e às suas bibliotecas, a função essencial de criar e desenvolver nos alunos competências de informação, contribuindo assim para que os cidadãos se tornem mais conscientes, informados e participantes, e para o desenvolvimento cultural da sociedade no seu conjunto.
Nesta perspectiva, cada biblioteca deverá tornar-se um núcleo da vida da escola, atraente, acolhedor e estimulante, onde os alunos:


-Possam estudar e encontrar com facilidade fontes documentais, se habituem a seleccionar e gerir informação para realizarem actividades curriculares (individualmente ou em grupo, autonomamente ou com apoio docente);

-Adquiram competências e autonomia no domínio da informação escrita, digital e multimédia e produzam documentos em suportes e linguagem diversificadas;

-Ocupar alguns dos seus seus tempos livres .

Neste mês as bibliotecas escolares têm por norma organizar um conjunto de actividades, envolvendo toda a escola e a comunidade em que esta se insere, de modo a torná-las mais conhecidas e a motivar toda a comunidade escolar para a sua utilização.Na nossa Biblioteca o Mês de Outubro ficará assinalado pelas seguintes actividades:


▪ Lançamento do concurso”O Super Leitor” a decorrer até ao mês de Abril;
▪ Formação de Utilizadores, este ano para todos os alunos de 5º ano;
▪Visita itinerante do livro “ O Poder do Sonho” elaborado há anos atrás pelos alunos das escolas do nosso Concelho;
▪ Lançamento do Top Livro e Top leitor, informação mensal a toda a comunidade escolar.




Este ano a Formação de Utilizadores foi dirigida especialmente aos novos alunos, abrangendo todas as turmas de 5º ano de escolaridade. Foram realizadas duas sessões, na primeira os alunos, questionados sobre o papel da Biblioteca escolar, foram dando a sua opinião. De seguida foi-lhes explicado o funcionamento da Be, a existência de vários espaços, a forma como o fundo documental está organizado de acordo com a CDU (Classificação Decimal Universal), a existência do Blog e do Catálogo da nossa biblioteca. Puderam também aperceber-se que este local, além de ser um local privilegiado de trabalho, também poderá ser um espaço de lazer, tendo à sua disposição filmes e revistas adequadas à sua faixa etária. Na segunda sessão os alunos colocaram em prática o que ouviram na primeira sessão, através de um questionário e onde tiveram que seguir as instruções dadas, como por exemplo procurarem determinado livro ou autor, ou ainda como encontrar informação sobre Loulé. Tentou-se explicar-lhes a complementaridade entre o livro e as informações obtidas via Net.








Uma visita especial




No passado dia 23 recebemos uma visita muito especial. Os alunos do 5º E puderam conhecer ao vivo o livro gigante “O poder do Sonho” elaborado pelos alunos de todas a escolas do nosso Concelho há alguns anos atrás. A responsável pelos serviços da Biblioteca Municipal, D.Regina, leu aos nossos alunos a história que foi escrita neste livro, dando a conhecer a página elaborada pelos alunos da nossa escola. O longo da sessão, os nossos alunos foram colocando várias questões curiosos, acerca da história do livro.



Leitura da História " O Poder do Sonho"




A Turma do 5º E

Sem comentários:

O Clube dos “Amigos Coloridos”