quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Encontro "Educação Sexual na Escola"


Decorreu no passado dia 6 de Janeiro, mais um encontro temático promovido pelo Clube de Saúde em articulação com a Biblioteca Escolar. O tema abordado foi a Educação Sexual e esteve aberto a todos os docentes do nosso agrupamento. A acção foi dinamizada pelo professor Fernando Campos, da DREALG. Paralelamente foi organizada uma exposição de materiais livro e não livro sobre Educação Sexual, existente na BE, de forma a apoiar os alunos e docentes nos trabalhos sobre esta temática
Pela sua importância no desenvolvimento Humano, a Educação Sexual deverá existir em todas as escolas em articulação com as estruturas de saúde. É uma temática que deverá ser abordada de acordo com a idade dos alunos e tem como objectivos: o desenvolvimento de competências nos jovens que lhes permitam escolhas informadas e seguras no campo da sexualidade; melhoria dos seus relacionamentos afectivo-sexuais; a redução de possíveis consequências negativas tais como a gravidez não planeada e as infecções sexualmente transmissíveis; a capacidade de protecção face a todas as formas de exploração e de abusos sexuais. Por todas estas razões a Educação Sexual marca cada vez mais presença nas escolas Básicas e Secundárias do país.
Após todas estas informações, o professor Fernando Campos, começou por colocar uma questão aos presentes relativamente aos conceitos de Sexualidade e Educação Sexual e a partir deste ponto iniciaram-se os trabalhos que foram maioritariamente interactivos. Foram dados aos docentes, exemplos de como abordar alguns dos assuntos com os alunos e colocadas algumas questões e dúvidas. A discussão desta temática de uma forma aberta, deu a todos a noção da forma como o tema pode ser trabalhado com os alunos. Este encontro ajudou os presentes a sentirem-se melhor preparados para o enorme desafio que é o trabalhar esta temática em sala de aula.





Nenhum comentário:

O Clube dos “Amigos Coloridos”