quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Encontro "Falar de Bullying"



No passado dia 26 de Janeiro, a Biblioteca foi palco para mais um encontro temático organizado pelos serviços de Psicologia e Orientação Escolar (SPO), Clube de Saúde em articulação com a Biblioteca Escolar. O tema abordado foi o “Bullying”. O assunto foi abordado em duas sessões, pela Psicóloga Dr. Vera Martins e ao qual assistiram duas turmas de 5º ano, uma de 8º e as duas turmas de CEF da escola. O tema foi escolhido no sentido de sensibilizar os alunos para esta problemática, e alertar sobre alguns casos surgidos nestas turmas. O assunto é do conhecimento dos serviços de Psicologia e Orientação Escolar, e dos respectivos Directores de turma e está a ser devidamente tratado. A Dr. Vera Martins começou por explicar o conceito de Bullying como actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender de forma intencional e repetida e que ocorre sem motivação evidente. A escola é um dos lugares onde o Bullying é praticado com alguma frequência, uma vez que neste espaço convivem diariamente crianças e/ou adolescentes. Pode ocorrer dentro ou fora da escola, em zonas onde a supervisão de adultos é mínima ou inexistente e não está restrito a nenhum tipo específico de instituição escolar: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. O Bullying é um problema grave que acontece todos os dias, um pouco por todo o Mundo e que pode levar a vítima à depressão, à perda de auto-estima e a outras consequências ainda de maior gravidade. Os alunos foram colocando algumas questões, que foram sendo respondidas pela convidada e também pela responsável dos serviços de Psicologia e Orientação Escolar da nossa escola.


Cyberbullying

Dia 9 de Fevereiro é o dia em que em toda a união europeia assinala “O Dia da Internet Segura” uma iniciativa que mobiliza países de todo o Mundo para promover o uso seguro da Internet. Em 2010 o tema central será: "Pense Antes de Postar". A temática do Bullying também aparece associada a esta preocupação, uma vez que também a tecnologia começa a ser usada para ameaçar, humilhar ou intimidar. Nesta área também os técnicos que abordam esta temática, defendem acções de sensibilização para esta nova realidade, que ainda é pouco abordada em casa e nas nossas escolas. No Cyberbullying recorre-se à tecnologia para ameaçar, humilhar ou intimidar alguém através da multiplicidade de ferramentas da nova era digital. Redes sociais da Internet, sites de partilha de fotos, imagens de telemóvel, gravações MP3, têm servido para desvirtuar a realidade pondo em causa a intimidade e a reputação das vítimas. Em Portugal, também começa a haver jovens que são vítimas de Cyberbullying. Vivem aterrorizados que os colegas da escola descubram as mentiras fabricadas, têm medo de contar o que estão a viver. E, na maioria dos casos, o agressor esconde-se sob a capa do anonimato.
Materiais específicos existentes na Biblioteca escolar

O tema "Bullying" tem vindo a ser abordado pela comunidade escolar, a nível disciplinar e sobretudo nas Áreas Curriculares não Disciplinares. A Biblioteca Escolar dispõe de vários livros que abordam esta temática e que poderão ser consultados e requisitados, nomeadamente:
" Bullying Manual anti-agressão " de Joel Haber e Jenna Glatzer, da editora Casa das Letras;
" Bullying e desrespeito " de Marie Nathalie Beaudoin e Maureen Taylor,da editora Artimed.

Nenhum comentário:

O Clube dos “Amigos Coloridos”