quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Dia Europeu sobre a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e os Abusos Sexuais




18 de novembro - Dia Europeu sobre a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e os Abusos Sexuais
20 de novembro - Dia Internacional dos Direitos das Crianças
Esta data foi lembrada com uma sessão de sensibilização e informação dinamizada pela Escola Segura, na Biblioteca da EB Prof. Manuel Martins Alves. Na mesma ação foi também abordada a temática dos Direitos das Crianças, uma vez que ambos os temas estão estritamente ligados e na próxima 6ªfeira, dia 20 de novembro, é o Dia Internacional dos Direitos da Criança.
Nessa sessão de informação e sensibilização, na qual participaram três turmas do 4ºano de escolaridade, a guarda Céu Pereira de uma forma muito apelativa, exemplificando com situações reais e respondendo às questões das crianças, explicou o porquê das comemorações destas datas, apresentou aos alunos os 10 princípios que estão na origem do Direitos da Criança e deu conselhos e orientações úteis no sentido de ajudar a prevenir situações de riscos. Os alunos estiveram muito participativos e colocaram muitas questões.

"A origem do Dia Internacional dos Direitos da Criança é bastante clara e significativa: foi a 20 de novembro de 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças e foi a 20 de novembro de 1989 que se adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança. O objetivo da data é salientar e divulgar os direitos das crianças de todo o mundo.
Em Portugal realizam-se atividades solidárias como é o exemplo do Dia Nacional do Pijama, onde as crianças vão de pijama para a escola, relembrando o direito de todas as crianças a terem um lar, uma família e a proteção da sociedade".

Sem comentários:

O Clube dos “Amigos Coloridos”