quarta-feira, 18 de novembro de 2015

“Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”



A utilização das tecnologias de informação e comunicação permitem construir hábitos de estudo e de trabalho que acompanham as crianças ao longo de toda a vida, necessários no percurso académico e posteriormente, na integração no mundo do trabalho. Para além destas vantagens, há estudos que comprovam que o uso de computadores conduz a maiores capacidades, designadamente, maior rapidez no pensamento lógico-matemático, maior criatividade e motivação e um maior domínio das capacidades linguísticas. É neste sentido e tendo em conta as vantagens da utilização das novas tecnologias, desde a mais tenra idade, que se está a desenvolver o projeto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”
O projeto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, que está a ser posto em prática nas escolas do 1.º Ciclo do nosso Agrupamento, nas turmas de 3ºano, como Oferta Complementar, tem-se revelado bastante profícuo, na medida em que os alunos têm-se empenhado e mostram-se bastante interessados a cada aula que passa. Há sempre novas questões e novos interesses, sendo notória a evolução e o domínio computacional, o que conduz a uma abordagem bastante positiva, por parte dos professores que integram o projeto e que veem o seu trabalho recompensado. Todos os intervenientes envolvidos têm trabalhado arduamente, de forma empenhada, o que se reflete no sucesso que tem vindo a ser o desenvolvimento deste projeto.
As turmas do 4ºano de escolaridade também têm aulas TIC, mas integradas nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).




Sem comentários:

O Clube dos “Amigos Coloridos”