A utilização das tecnologias de informação e comunicação permitem construir hábitos de estudo e de trabalho que acompanham as crianças ao longo de toda a vida, necessários no percurso académico e posteriormente, na integração no mundo do trabalho. Para além destas vantagens, há estudos que comprovam que o uso de computadores conduz a maiores capacidades, designadamente, maior rapidez no pensamento lógico-matemático, maior criatividade e motivação e um maior domínio das capacidades linguísticas. É neste sentido e tendo em conta as vantagens da utilização das novas tecnologias, desde a mais tenra idade, que se está a desenvolver o projeto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”
O projeto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, que está a ser posto em prática nas escolas do 1.º Ciclo do nosso Agrupamento, nas turmas de 3ºano, como Oferta Complementar, tem-se revelado bastante profícuo, na medida em que os alunos têm-se empenhado e mostram-se bastante interessados a cada aula que passa. Há sempre novas questões e novos interesses, sendo notória a evolução e o domínio computacional, o que conduz a uma abordagem bastante positiva, por parte dos professores que integram o projeto e que veem o seu trabalho recompensado. Todos os intervenientes envolvidos têm trabalhado arduamente, de forma empenhada, o que se reflete no sucesso que tem vindo a ser o desenvolvimento deste projeto.
As turmas do 4ºano de escolaridade também têm aulas TIC, mas integradas nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).
As turmas do 4ºano de escolaridade também têm aulas TIC, mas integradas nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).
Sem comentários:
Enviar um comentário